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Finalidade do evento:

Em um mundo interconectado, onde as diferenças e as desigualdades têm sido amplamente expostas e debatidas, somos desafiados a pensar o processo de formação dos docentes da Educação Básica para tratar de proposições em curso e outras ainda por serem construídas. É urgente compreender as problemáticas locais, mas também olhar para a maneira como a temática vem sendo abordada em diferentes países pelo mundo, com chaves interpretativas alternativas, tecendo epistemologias que se pautam por urna práxis inovadora e, sobretudo, centrada nas conformações e necessidades de cada realidade e de cada tempo.

Nesse sentido, além de representar uma oportunidade ímpar para a sistematização, discussão e reflexão acerca de pesquisas acadêmicas e suas proposições, o Congresso Internacional de Formação de Professores: desafios e perspectivas tem por finalidade estabelecer-se como espaço de debates acerca dos novos contextos emergentes no campo da formação docente, configurando-se como um campo profícuo às construções epistemológicas, erigindo-se em um contexto em que é preciso problematizar questões sociais, econômicas e culturais e traçar uma agenda comum ética, estética, política e transformadora, o que traz inúmeras interrogações sobre quadros teórico-metodológicos e modos de fazer e disseminar conhecimentos no campo da formação docente.

Temas como estratégias e condições de formação, valorização do profissional e da formação docente ao redor do mundo, inclusão, enfrentamento de desigualdades sociais políticas o econômicas a partir do prisma da formação de professores dentre outros, exigem ressignificar políticas educacionais, currículos, programas e projetos, processos educativos e a própria formação de formadores.

Histórico de evento anterior:

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB assume como uma de suas atribuições a promoção de espaços para o debate e o compartilhamento de conhecimentos e experiências. Nesse sentido, uma das ações do Programa tem sido voltada à promover eventos científicos e acadêmicos, de modo a discutir temáticas de relevância relacionadas o Educação Básica e Superior em seus múltiplos contextos e dimensões. O período pandêmico recentemente enfrentado dificultou a realização de eventos presenciais, fazendo que o Programa buscasse a realização de eventos de curta duração e online, como por exemplo, aulas magnas semestrais.

Em 26 e 27 de março de 2019, o Programa de Pós-Graduação em Educação e a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB), promoveu o I Congresso Internacional sobre a Internacionalização da Educação Básica e Superior. O evento foi voltado para comunidade acadêmica, pesquisadores, especialistas, gestores e professores e, na ocasião, reuniu mais de 600 participantes presenciais. Durante o Congresso foram abordadas temáticas como: Formação, gestão e desenvolvimento de pessoas; Modelos colaborativos de Educação Intercultural; Liderança no ensino superior: pressões e dinâmicas no contexto internacional e Cinema e Educação.

Contribuição do Evento:

O Congresso representará uma oportunidade para os profissionais da educação, estudantes e pesquisadores refletirem sobre os resultados e proposições de pesquisas acadêmicas do campo da formação docente ao redor do mundo. O evento propõe-se ainda a cooperar para reflexões num contexto em que é preciso restaurar a humanidade, problematizar questões sociais, econômicas e culturais e traçar uma agenda comum, ética, estética, política e transformadora, o que traz inúmeras interrogações sobre quadros teórico-metodológicos e modos de fazer e disseminar conhecimentos no campo da formação docente. Serão debatidos temas como políticas educacionais, currículos, programas e projetos, processos educativos e a própria formação de formadores.

O Congresso e suas ações também vislumbram intensificar a cooperação acadêmica entre as instituições formadoras de professores de diversos países, assim como estreitar as relações entre as instituições formadoras com os professores da Educação Básica do Brasil e do exterior.